Opinião Saga Trono de Vidro - Vol. 1 e 2 - Sarah J. Maas



Ora bem, o primeiro livro desta saga comecei a lê-lo há 1 mês atrás, mas na verdade foi porque não tive grande tempo para ler e por isso acabei de o ler no passado sábado. O segundo livro comecei no sábado e acabei ontem, isto quer dizer o quê?

Bom, quer dizer que quando isto acontece é porque estou agarrada à história e só vou parar quando acabar... Também pode querer dizer que leio depressa, o que de certo modo até pode ser verdade, mas se não estiver francamente agarrada à história ler depressa ou ler devagar torna-se absolutamente irrelevante.

Na minha opinião esta saga - no geral e até agora -  parece-me bastante melhor que a série da Corte de Espinhos e Rosas, apesar de considerar que ambas são boas e vale a pena investir tempo a ler qualquer uma delas.

Nesta saga do Trono de Vidro gosto, obviamente, do enredo e da forma como este vai evoluindo. Gosto da consistência dos personagens e gostei particularmente da morte da Nehemia na Coroa da Meia-Noite porque não foi uma morte estúpida, ou sem sentido. Foi uma morte que cumpre um objectivo e quando as coisas têm um propósito é algo que me agrada, já que nem todos os escritores pensam nisso (ou quando pensam, por vezes não aparece reflectido na história). Gostei bastante do triângulo Celaena - Chaol - Dorian, por estar retratado de uma forma bastante humana e por evoluir à medida que a própria história evolui. Também gosto bastante da visão que a autora criou sobre a raça dos Fae e gosto do facto dela ter prestado bastante mais atenção às diferentes linguagens e sotaques (ainda que não tivesse criado nenhuma língua nova).

No entanto, na linguagem, há um aspecto com o qual continuo a embirrar solenemente (e com o qual já embirrava nos outros livros), e que  é a questão da coloquialidade de alguns termos. Todavia, apesar de eu achar que este detalhe tem alguma importância, também acho que não é por aí que isto deixa de ser uma boa saga pelo que - para quem ainda não leu - então recomendo que leiam.      

Comentários