Portões de Fogo – Steven Pressfield

Clicar Aqui

Tenho este livro lá em casa mas, na versão em inglês que mandei vir da Amazon, de propósito, porque ainda não tinha sido lançado em Portugal e ainda não havia em Português.

Foi um daqueles livros que eu, simplesmente, tinha de ter e tinha de ler. Estava a passar por uma fase de obsessão total com a antiguidade clássica - que tinha começado uns anos antes com a Guerra de Tróia - e consumia tudo que era escrito sobre esta altura (até a enciclopédia mitológica da Larousse comprei só porque tinha que ler sobre mitologia Grega, as demais mitologias que também lá vinham foram um bónus porque o que verdadeiramente me interessava era a Grega).

Quando saiu este livro eu dei-me conta que ainda não sabia nada sobre a batalha de Termópilas, excepto que o exército Espartano tinha sido dizimado pelo exército Persa de Xerxes I, maneira que quando li a sinopse fiquei super entusiasmada com a coisa. Finalmente, tinha algo não académico para ler (sendo que podia sempre investigar os factos das partes que mais me interessavam).

Amei o livro, a forma como a história é contada e de facto, posteriormente, fui mesmo investigar as partes históricas que mais me interessavam. Apesar do enfoque do livro ser efectivamente nos 300 heróis Espartanos, é claro que não eram só os Espartanos que lá estavam mas este é um romance absolutamente épico e rico em detalhes históricos. Assim sendo, se gostam de romances históricos que tenham como cenário a antiguidade clássica este é um livro de leitura obrigatória.

      

Comentários