A ficha de análise do Anãozinho para Filmes e Séries

Download em versão PDF

Normalmente, quando assisto a filmes ou séries de televisão estou sempre em modo de apreciação. Quando gosto de alguma coisa, não é só porque sim e quando não gosto também não é só porque não.

Quando resolvo implicar com algum filme ou alguma série de televisão é porque há algum elemento, ou elementos que eu considero que estão em dissonância e interferem na harmonia e fluidez da história que está a ser contada independentemente do meio utilizado. Isto é tão válido para filmes e séries, como para livros. O que, por vezes, pode ser mais difícil de identificar é o elemento (ou elementos) que está a causar tal ruído.

Assim sendo resolvi criar uma ficha de análise (depois de ter passado por milhentas delas), que resume os elementos que mais me chamam a atenção quando assisto a filmes ou séries. Não se trata de uma ficha detalhada, é apenas algo que me serve para dar estrutura a uma apreciação global  e uso a palavra apreciação porquê? Porque na realidade é mesmo uma apreciação e não uma avaliação. Se fosse uma avaliação todos os pressupostos e critérios qualitativos teriam de estar definidos e a cada um deles teria de corresponder um valor, que no final se traduziria numa classificação quantitativa. Regra geral, as avaliações são mais objectivas e as apreciações mais subjectivas e este modelito serve apenas para colocar umas balizas na minha subjectividade e dar uma estrutura às minhas opiniões sobre os filmes e/ou séries a que vou assistindo. Para além disso, é um bom instrumento de auxilio à construção de uma crítica.

Sintam-se, então, à vontade para utilizar o modelo para o que vos der jeito.

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os sete pilares da sabedoria ( T.E. Lawrence) - versão PDF