Presságio de Fogo - Marion Zimmer Bradley

Clicar aqui
Este é - de longe - o meu livro favorito de todos os tempos e que despertou em mim uma paixão doida por tudo o que é antiguidade clássica, mitologia etc. Principalmente pela antiguidade clássica grega. Creio que na época li tudo ou quase tudo sobre a Guerra de Tróia, história grega em geral, em específico, incluindo a enciclopédia... a normal e a de mitologia.

Como encontrei este link por aí - à solta - partilho-o convosco mas não posso atestar a qualidade da tradução.

Sinopse:  Neste livro a autora reimaginou a história da Guerra de Tróia e reconta-a do ponto de vista de Cassandra, a bela e atormentada princesa real de Tróia.
Na sua brilhante recriação da famosa lenda, a queda de Tróia desenrola-se de uma nova e ousada maneira a partir do julgamento de Páris, do rapto de Helena (esta não sendo aqui a perversa adúltera da lenda, mas sim uma mulher afectuosa e dedicada a Páris e aos seus filhos), e do levantamento dos exércitos gregos por Agamemnon, cunhado enfurecido de Helena, até à tragédia final da destruição da cidade, predestinada pelos deuses e pelo obstinado orgulho dos seus líderes masculinos.
A heroína deste conto épico é Cassandra, e a poderosa tensão do romance deriva tanto da luta interna, por ela travada, com as suas próprias lealdades divididas (visto que a sua lealdade ao pai, o rei, e aos irmãos é contraposta à sua submissão crescente à fé mais antiga no Matriarcado e na Terra-Mãe), como do amargo conflito entre Troianos e Gregosm no qual prevê fantasmagoricamente a destruição ou a maldição do tudo que lhe é querido, visto ter o poder da profecia.

Comentários