Bestiário do Fantástico - Hárpias

Hárpias

Harpia, by  QuyZone.deviantar

As harpias são criaturas da provenientes da mitologia grega e são frequentemente representadas com corpo de aves de rapina, rosto de mulher e seios, para distrair os homens mais imprudentes e inadvertidos. Reza a lenda que tais criaturas voavam a grande velocidade, possuíam uma visão mais apurada que a das águias e eram capazes de cortar um homem ao meio com suas poderosas garras.

Na história de Jasão, diz-se que as harpias foram criadas pelo próprio Zeus, que queria fazer o malvado Rei trácio Fineu pagar por seus erros. Por isso além de  o cegar, Zeus enviou as Harpias para lhe roubarem a comida e todas as refeições.
Na Eneida, Eneias e seus companheiros - depois da queda de Troia, na viagem em direção à Itália - pararam na ilha das Harpias; mataram animais dos rebanhos delas, atacaram-nas quando elas roubaram as carnes e ouviram de uma das Harpias terríveis profecias a respeito do resto da sua viagem.

Outras lendas falam das Harpias como criaturas malditas, belas e terríveis, que se alimentam de tudo  e possuem poder para aniquilar um pequeno exército nalguns instantes.

Comentários